O troféu bateria foi criado para reconhecer o trabalho árduo de todas as baterias das Escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Mestres, Diretores e ritmistas terão agora um motivo extra para trabalhar. O principal objetivo do prêmio é unir ainda mais o universo de bateria das escolas de samba e reconhecer o trabalho de milhares de pessoas que trabalham somente por amor ao Samba.
PREMIAÇÃO 2024
PREMIAÇÃO 2023
PREMIAÇÃO 2022
PREMIAÇÃO 2020
PREMIAÇÃO 2019
PREMIAÇÃO 2018
PREMIAÇÃO 2017
PREMIAÇÃO 2016
CRITÉRIOS
Todas as apresentações serão levadas em conta (ensaios da quadra, ensaio técnicos e desfile), porém o último terá um peso maior.
Melhor Bateria – Serão avaliados a sustentação do ritmo e andamento, firmeza nas bossas, criatividade, musicalidade e harmonia rítmica de todos os instrumentos. Será eleita a bateria que melhor se apresentar como um todo no carnaval.
Melhor conjunto de bossa – Será selecionada escola de samba que apresentar bossas com maior inovação, funcionalidade dentro da harmonia do samba, andamento e comunicação com o público.
Melhor ala de repique – Será avaliado os repiques de maneira geral e os repiques de bossa. Será levado em conta a influência positiva gerada pela ala no resultado da bateria e precisão nas variâncias da bateria.
Melhor ala de caixa – Padronização da batida e a influência positiva gerada pela ala no resultado da bateria são relevantes.
Melhor ala de marcação – Será levado em conta a influência positiva gerada pela ala no resultado da bateria, afinação, firmeza nas bossas e manutenção da “base rítmica”.
Melhor ala de chocalho – Será levado em conta a influência positiva gerada pela ala no resultado da bateria. Precisão e clareza no ritmo, nas bossas e eventuais desenhos.
Melhor ala de cuíca – Será levado em conta a influência positiva gerada pela ala no resultado da bateria. Swing e volume serão importantes na avaliação do naipe.
Melhor ala de tamborim – Será levado em conta a influência positiva gerada pela ala no resultado da bateria. Precisão e criatividade no desenho, clareza no repinicado, volume e andamento de acordo com a base rítmica.
Melhor Mestre – Mestre com melhor postura, liderança e performance.
Revelação – Mestre, Diretor ou Ritmista relativamente novo e com melhor performance individual no ano.
Baluarte – Mestre, Diretor ou Ritmista que contribuiu muito para o universo das baterias.
Melhor bateria do Grupo de Acesso / Série Ouro – Serão avaliados a sustentação do ritmo e andamento, firmeza nas bossas, criatividade, musicalidade e harmonia rítmica de todos os instrumentos.
JULGADORES
Para o ano de 2022 serão 20 julgadores. Os julgadores são mestres, diretores ou ritmistas com longa experiências em baterias das escolas de sambas e não poderão ter algum cargo de diretoria com as baterias julgadas, de acordo com as normas de ética do Troféu Bateria.
Brian L. Davis, Bruno Moraes, Carol Santos, Cláudio Francioni, Eduardo Silva, Erick Cardoso, Fabio Arerê, Freddy Ferreira, Hudson Rangel, Kleber Komká, Odilon Costa, Patrícia Arioza, Paulinho Botelho, Pedro Magrão, Mari Braga, Pretinho da Serrinha, Serginho, Thiago Diogo, Vincent Bonnet e Vinicius Ximenes
O TROFÉU
FOTOS ENTREGAS